quarta-feira, fevereiro 17, 2010

ADMINISTRAÇÃO: UMA NECESSIDADE GERENCIAL

Todas as empresas, independente do tamanho, porte e níveis hierárquicos, necessitam exercer um controle sistemático de suas atividades com o objetivo de permanecer no mercado, cada vez mais competitivo. Percebe-se que alguns termos, foram ou estão sendo utilizados com freqüência, tais como: qualidade total, reengenharia, terceirização, era do conhecimento entre outras, abalaram o universo das empresas com tais palavras. Teses modernas, desenvolvidas para aumentar a competitividade das organizações e cortar custos, algumas delas implicavam, por sua vez, verdadeiras revoluções e sérios problemas a enfrentar pelos gestores.
Para sobrevoar tantas turbulências nada melhor que o Administrador. Sua formação acadêmica é uma boa mistura de matérias das ciências exatas com disciplinas da área humanas, o que lhe assegura uma ampla visão do mundo, muito necessária para a atualidade. Ser administrador é, antes de mais nada, trabalhar com recursos disponíveis, ordenando os fatores de produção e controlando sua produtividade com eficiência, otimizando sua utilização. Uma das atribuições do Administrador é lidar com pessoas, fazendo com que elas consigam dar o que têm de melhor, pois todas as pessoas tem capacidade de ação. Uma outra atribuição desse profissional é operar com processos de transformações, que, hoje em dia, são cada vez mais rápidos, sabendo prever e responder a cada um deles. O Administrador deve lidar com mudanças, pois é a única certeza que se tem, nesses momentos de turbulência que estamos vivenciando.
Ocupando cargos executivos de gerência ou direção, por exemplo, o Administrador é o responsável pelo planejamento, organização, coordenação, controle e direção das atividades empresariais, quer pública ou privada, dos mais diversos setores: comércio, indústria, serviços, financeiro, hospitalar etc. Esse profissional avalia os objetivos e missão da empresa e traça estratégias para que sejam atingidos: estabelece políticas internas, programas e métodos de trabalho e controla os meios disponíveis. Após a implantação desses métodos e políticas de trabalho, ele deve ainda avaliar os resultados obtidos e desenvolver programas que corrijam eventuais distorções ocorridas. Dependendo da especialização, o Administrador tem ainda outras atribuições. Se ele se dedica ao setor de recursos humanos, por exemplo, tem como premissa básica o estudo da necessidade de pessoal, determina contratações e demissões de colaboradores e cria planos de carreira, salário e benefícios. Por sua vez, quando é especialista em finanças, decide os melhores investimentos para a aplicação do capital de giro e os meios de captação dos recursos necessários à expansão do empreendimento. Caso seja voltado à administração hospitalar, além de se ocupar das finanças e dos recursos humanos, ele ainda define políticas administrativas e de marketing. O administrador está capacitado para exercer atividades de controladoria e gestão, resultando daí sua necessidade. O que se observa é que a administração é uma das poucas profissões que não é afetada pela crise econômica, pois os empresários precisam cada vez mais de profissionais experientes na organização de seus negócios. Ao lado de serviços rotineiros, como a elaboração e o estudo de relatórios e tabelas, o Administrador enfrenta diversos desafios, principalmente quando labora na implantação ou reorganização de uma empresa, ou no projeto de lançamento de um produto. Nessas ocasiões, é preciso liderança e habilidade para transmitir suas idéias às pessoas envolvidas no processo. Dia 09 de setembro se homenageia esse profissional, que tanto contribui para o desenvolvimento social, daí sua importância.

Edison Luiz de Oliveira – Administrador e Professor Universitário

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