terça-feira, janeiro 05, 2010

APARÊNCIA E VERDADE

Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá
(Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis)
Não existem donos da verdade, embora o poder político possa induzir a aceitar-se como correto, por uma imposição de suposta autoridade, o que na realidade é apenas uma aparência .
Isaac Newton foi um homem poderoso na Inglaterra, como membro do Parlamento e Diretor da Casa da Moeda .
Apaixonado pela Alquimia e um cientista estudioso dos fenômenos físicos, fez prevalecer a sua idéia de que a luz se compunha de partículas e que por isto estas obedeciam às leis da gravitação .
Duvidar de Newton era quase um sacrilégio .
Huygens, um cientista de grande seriedade, na mesma época, enunciava de forma diferente a questão dos raios luminosos .
Partia de estudos que levavam a proclamar que a luz se propagava em ondas .
Embora os trabalhos tivessem sido realizados com grande embasamento, partiam, entretanto, de um homem sem força política .
As teorias de Huygens sobre os processos ondulatórios da luz, portanto, ficaram derrotadas naquele século XVII .
Idéias recusadas como verdadeiras, em uma determinada época, podem, todavia, renascer com toda a força em uma outra porque a verdade tende sempre a prevalecer .
Foram necessários mais de 200 anos para que as afirmações de Huygens se consagrassem nas teorias de Young e que se confirmasse o caráter ondulatório da luz .
Não faz muito tempo e novas experiências provaram que a velocidade da luz não dependia só da emissão da mesma, mas, também, do ambiente que ela percorre, em condições, inclusive, de temperatura e alheia ao processo da gravitação .
As “verdades” do cientista inglês, portanto, desfizeram-se no tempo .
O conhecimento humano, pois, não depende da autoridade política que se diz possuidora dele, mas, sim da comprovação dos efeitos e das evidências perante a realidade .
Não é porque uma teoria econômica vem dos Estados Unidos, que domina o poder político nesse nosso País, através do FMI, que deve ser aceita como verdadeira .
As diretrizes que estão vindo de Washington são tão falsas como as foram as de Newton sobre a luz , pois, seus efeitos resultam em aumento da miséria, em diminuição do poder de compra, em aumento do desemprego, em redução de nossas oportunidades de concorrência no mercado mundial .
A incompetente orientação econômica e financeira que está sendo seguida como modelo já fracassou em diversas outras partes do mundo e isto está comprovadamente espelhado em estatísticas .
O que confere a autenticidade de uma verdade em economia e finanças não é, pois, o fato de que a norma veio dos Estados Unidos, mas, sim o que ocorreu em decorrência da prática de tais diretrizes .
É absurdamente errado acreditar (como o foi na Inglaterra crer que só Newton tinha razão) que as teorias norte americanos são infalíveis .
Modelos econômicos devem ser traçados para cada nação, em cada tempo.
As diretrizes do Fundo Monetário Internacional estão erradas em relação ao Brasil, os efeitos comprovam isto e só muito lamento que esteja faltando um poder que faça prevalecer a soberania em nosso País, para que sejam corrigidas essas falhas que estão vitimando o povo .
O Brasil tem todos os fatores para crescer sempre, pois, alia seus recursos naturais a uma população jovem, ao seu poder como mercado e a qualidade de sua gente .
Com tais fatores, a fórmula econômica não pode e nem deve ser essa de retração e subserviência aos modelos equivocados que dimanam de áreas de poder político, mas, longe da verdade econômica brasileira .

0 comentários: