terça-feira, janeiro 05, 2010

MENSURAÇÃO DOS ATIVOS

A característica fundamental do Ativo, segundo IUDICÍBUS, é sua capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os têm, individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa.
Assim, a mensuração do Ativo seria processada com base nos valores descontados das entradas líquidas de caixa futuras, mas que sofre restrições no seu uso, pela dificuldade de estabelecer uma taxa adequada de juros e uma estimativa da probabilidade de receber os valores previstos.
Atualmente, não é possível estabelecer uma única conceituação de valor para avaliação dos ativos, que tenha objetividade relevância, praticabilidade e poder preditivo.
O balanço se transformou numa etapa entre duas demonstrações de resultado e a avaliação do ativo em um processo de cálculo de quanto deve ser carregado para exercícios futuros, num enfoque receita-despesa.
Utiliza-se o procedimento de avaliação pelo custo ou mercado, o que for menor, que não é conceito de avaliação de entrada ou de saída, mas uma mistura dos dois conceitos. O termo mercado pode referir-se a um preço de saída ou um preço de entrada.
Uma das principais desvantagens da avaliação baseada no custo histórico é a de que o valor do ativo para a empresa pode variar com o passar do tempo; ao fim de longos períodos, pode não ter significado algum como medida da quantidade de recursos disponíveis à empresa, do valor de seus serviços futuros ou de seu preço corrente de mercado.
Por outro lado, os custos correntes de entrada representam o preço de troca que seria exigido hoje para obter o mesmo ativo ou um ativo equivalente, desde que exista um mercado no qual ativos semelhantes sejam comprados e vendidos, no qual um preço de troca poderá ser obtido e associado ao ativo possuído.
O custo corrente tem-se transformado em uma base mais importante de avaliação na Contabilidade, particularmente para a apresentação de informações a respeito do efeito da inflação sobre uma empresa
Ante o exposto, optaremos pelo uso do conceito de custo corrente ( de reposição ) para avaliação geral do ativo, por ser o mais completo, na maior parte das circunstâncias. As exceções seriam as seguintes:
• Contas a Receber - pelo valor presente líquido de realização;
• Itens monetários - valores monetários e assemelhados - pela sua natureza;
• Ativos diferidos - custo histórico corrigido
AVALIAÇÃO DE ATIVOS

Grupamentos de contas Avaliação pela Lei nº 6.404 Proposta

Disponibilidades Valor nominal das transações Valor nominal das transações

Investimentos Temporários Custo de aquisição ou Valor de Mercado, se este for menor Custos Correntes de Reposição, na data.

Contas a Receber Valor líquido de realização Valor presente líquido de realização, pela inexistência de mercado desses títulos.

Estoques Custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior Custos correntes de reposição, na data.

Despesas Antecipadas Importâncias aplicadas menos as apropriações efetuadas Pela Lei nº 6.404.

Investimentos - método de custo Custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas idem

Investimentos - método de equivalência patrimonial Resultados e quaisquer variações patrimoniais reconhecidos no momento de sua geração idem

Ativo Imobilizado Custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão Custos Correntes de reposição, na data.

Ativo diferido Valor do capital aplicado, deduzido do saldo das contas que registram a sua amortização Custo Histórico Corrigido, considerando-se a dificuldade de se obter os valores de reposição




Um dos ramos pouco valorizados no Brasil é a pesquisa. Com ela, o conhecimento pode ser mais bem lapidado, as idéias desenvolvidas, as teorias testadas na prática e, conseqüentemente, as inovações podem surgir.
Abaixo você terá acesso a diversos trabalhos apresentados em congressos e convenções nacionais e internacionais e artigos publicados em revistas especializadas.
"O Futuro pertence à aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."
Eleanor Roosevelt

0 comentários: